...

...

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

parede de tecido DIY

Adoro posts de DIY (do inglês Do It Yourself ou Faça Você Mesmo, em português). Adoro fazer coisas para casa por mim mesma e também adoro aprender passo-a-passo novos pela internet para experimentar no meu cantinho. E a dica de hoje é uma dessas que eu estou louca pra testar em casa: usar tecido como papel de parede!
Quem fez foi a Carol Sanches, do fofíssimo Flores e Corações. E olha como é barato: para uma parede de quase 3 metros x 3 metros, ela gastou só R$ 63,00. Muito bom, né? :) Sendo um DIY baratinho como esse (e que faz uma super diferença no ambiente) dá ainda mais vontade de experimentar!
Para fazer em casa, você vai precisar dos seguintes materiais:
* Trena
* Tecido

* Cola comum
* Pincel
* Régua 
* Estilete 
* Escada
* Bandeja de tinta, balde ou um recipiente que você possa fazer uma misturinha
Então vamos lá: o passo-a-passo pode ser um pouco trabalhoso de fazer sozinho, então convide um amigo, o namorado, o irmão, sei lá, alguém que esteja no pique de ajudar.
Antes de mais nada, você precisa saber de quanto tecido você vai precisar. Então o Passo 1 é medir a parede com a trena. A partir disso, você pode fazer o cálculo de quanto tecido vai precisar.
Depois você pode escolher o tecido. Dê preferência para materiais lisos e planos (sem ondulações na forma do tecido porque isso pode dificultar muito o trabalho na hora de colar na parede). O que a Carol escolheu, que foi o mesmo tipo que eu comprei no DIY da reforma das cadeiras da sala, foi um tecido de estofado.
Além de ser prático, eles costumam ser baratos.
Depois da compra, o Passo 3 é cortar o tecido nas medidas da parede. Mas atenção: deixe uma pequena sobra para acertar depois de colado (e não correr o risco de faltar em algum dos lados).
Com tudo pronto, você já pode fazer a mistura da cola com a água na bandeja de tinta. A medida que a Carol usou foi: 1/3 de água para cada 1 medida de cola. Ou seja, se você hipoteticamente usar 3 copos de cola, vai precisar de 1 copo de água pra misturar. Mas isso é só um exemplo. Recomendo você irfazendo a mistura a prestações, com calma. Ok?
Daí, é só pincelar a parede. Comece do sentido teto para o chão e passe mais ou menos 60 centímetros de cola antes de começar a colar o tecido. É nessa hora que você mais vai precisar de ajuda. Você pode fazer assim: enquanto um coloca o tecido sobre a cola, o outro vai passando a régua para deixar o tecido lisinho, sem bolhas. Façam com calma para não correr o risco de ficar torto, mal colado ou com as temidas bolhas.
Repita o processo até o fim da parede. Depois de deixar a cola secar por um tempo (umas 2 horas devem ser suficientes, mas isso vai depender da temperatura do dia, se no lugar bate sol, enfim, varia!). E, por fim, só falta fazer os últimos reparos. Com ajuda do estilete, corte as sobras do tecido.
E pronto: esse é o passo-a-passo. Depois disso, você vai ter acabado de criar o seu próprio papel de parede com o tecido. Além de ter sido feito por você, vai ficar do jeito que quiser, com a estampa que quiser, com a sua cara e o seu estilo:) Demais, né? Espero que tenham gostado.
*
Crédito das imagens: Flores e Coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário