...

...

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bolha de sabão

              

Não conhece?
Fazer bolhas de sabão é muito fácil e divertido. Bastam alguns materiais simples, como água, sabão, um copo e um canudinho. Não há limite de idade, nem de número de participantes. Para brincar, é só soprar em um canudinho com sabão e deixar as bolhas voarem por aí.
É muito fácil brincar
O líquido para fazer bolhas de sabão é fácil de encontrar em lojas de festas ou de brinquedos, mas também dá para fazer em casa. Você vai precisar de: 1 copo de água, 1 copo de detergente, 1/2 copo de xarope de milho, alguns copinhos plásticos para colocar líquido e uns canudinhos (pois são mais baratos e fáceis do que achar do que as tradicionais argolinhas). Misture tudo e distribua o líquido pelos copinhos plásticos. 
É mais divertido brincar de bolhinhas de sabão em lugares abertos. Primeiro, porque dá pra ver as bolhinhas voando para longe com o vento. Depois, porque como é uma brincadeira de envolve água e sabão, é capaz de fazer um pouco de sujeira e deixar as coisas meio escorregadias, se você brincar em casa. 
Na hora de brincar, é só molhar os canudinhos na mistura e soprar. Dependendo da força com que você soprar, vai conseguir fazer bolinhas menores ou maiores. 
Ah, para você brincar sem beber a água com sabão, faça um pequeno corte em formato de 'v' na parte de cima do canudinho. Esse buraquinho vai impedir que a água com sabão suba até a sua boca.
Brincar só faz bem
Essa brincadeira ajuda a desenvolver a percepção, a orientação espacial e o senso de observação.
Brincadeiras parecidas
Bolhas gigantes: para fazer bolhas de sabão bem grandonas, ponha o líquido em uma bacia e mergulhe dentro dela um aro grande ou um bambolê. Tire o bambolê com cuidado de dentro da bacia e mexa-o devagar. Primeiro vai se formar um tipo de tubo de sabão. Aí, basta girar o bambolê para formar uma bolha gigante. É muito legal!
                                                  
Você sabia?
Por que será que a gente mistura xarope de milho no líquido das bolhas de sabão? Porque o xarope de milho deixa a camada líquida que forma a bolha mais grossa e, consequentemente, mais resistente. E se suas bolhas forem mais resistentes, você terá mais chances de conseguir fazer bolhas maiores.

                                                  

Mãos a obra e divirta-se!!!
beijos
Marias e Alices
                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário