...

...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Como organizar a sua mesa de jantar sem gafes!!!

Oii gente!! Hoje resolvi mostrar a vocês como montar uma bela mesa! Eu já falei por aqui que vim de uma família cheia de manias e etiquetas??? Pois bem, se não contei agora to contando... minha mamy sempre diz que comer numa mesa bem colocada deixa a comida mais gostosa e com isso aprendi desde sempre a colocar belas mesas, a louça conta muito e o carinho com que é  feito também.
Enfim…se  posso fazer mesas lindas, porque não mostrar a vocês algumas que me inspiram?! Além de ensinar detalhes que sempre terminamos ficando em dúvida. Vamos lá…
Montagem da mesa (na teoria): 
ArrumarMesa.001
  1. Antes de mais nada, escolha com carinho o que você quer utilizar. Louças, taças, talheres, guardanapos, pensando em uma combinação que possa fazer com eles. Além disso, jogos americanos ou toalhas dão um toque todo especial a sua mesa, pense nisso! O que está se usando muito (e que eu acho lindo!) são espécies de atravessadeiras, onde os pratos podem ser dispostos um de frente ao outro na mesma “toalha”.
  2. Primeiro, vem o sousplat, uma espécie de prato grande que serve de suporte para os outros pratos – e que não deve ser trocado durante a refeição. Os pratos devem ser colocados dois dedos acima da borda da mesa, pra não encostar nos convidados. O sousplat e os pratos podem ter estilos de louças diferentes, desde que forme uma composição harmoniosa (atenção hein!)
  3. Os talheres são sempre utilizados de fora para dentro. Ou seja, primeiro vem os talheres que serão usados primeiro. A quantidade de talheres usados depende da quantidade de pratos servidos na refeição. Na mesa, os garfos ficam à esquerda do prato (isso porque a etiqueta preza que devemos comer com o garfo na mão esqueda, embora a maioria de nós utilize na direita né?! Rsrs…me sinto até descordenada quando tento usar a esquerda, mas abafa!).  As colheres de entrada ou de sopa ficam  junto às facas, que devem sempre estar com o corte voltado para dentro. Elas ficam do lado direito do prato e os talheres para sobremesa à frente do prato.
  4. As taças ficam dispostas da seguinte forma: vinho branco, vinho tinto, água ou champagne. Esta é também a ordem de tamanho dos copos, o de vinho branco é menor do que o de vinho tinto, que por sua vez é sempre menor do que o de água. Elas devem ficar na parte superior direita do prato.
  5. Os guardanapos dobrados podem ser dispostos à esquerda dos pratos ou mesmo no interior destes. Ao sentar-se à mesa, os guardanapos são desdobrados e colocados no colo, onde permanecem durante a refeição. Ao término, o guardanapo deve ser colocado ao lado esquerdo do prato.
Montagem da mesa (na prática): 
MesaJantar2
Por fim, após arrumar toda a mesa, lembre-se da decoração! invista em flores, velas, arranjos. Mas lembre-se, o arranjo da mesa deve ser baixo e, no caso das flores, sem perfume. Na falta de espaço, opte por arranjos individuais que deverão ficar ao lado do prato, junto ao prato de pão. Você pode usar placas de identificação com o nome dos convidados, conhecido também como “place cards” que deixa bem sofisticado.
image_1image_2image_3
image_5image
image_4

Todas as fotos foram tiradas do instagram do @vamosreceber

Gostaram gente? Amanhã é sexta-feira, que tal fazer uma arrumação bacana e surpreender os amigos, ou mesmo o marido/namorado?! Valentine's Day!!!
beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário